Bem,
Quem conhece minha família sabe: A Babi sempre foi um doce e Theo sempre foi levado.
Quem me conhece sabe também da boa educação que recebi e que é a MESMA que passo para os meus filhos – SÓ QUE – às vezes a maneira como as coisas são aprendidas ou assimiladas é diferente de criança para criança…e PONTO.
![]() |
Fotos: Adriano Vizoni |
O que ficou nas entrelinhas da matéria feita pela Folha de S. Paulo (caderno Equilíbrio – 12/03/13) foi justamente o fato de que a educação que damos aos nosso filhos é a mesma, a diferença é que a Babi sempre foi um anjo de menina e nós nunca precisamos nem gritar e muito menos levantar a mão pra ela. O Theo sempre foi diferente, claro, é caçula e tem uma irmã que tem muuitos anos a mais que ele. Somos quase 3 adultos para cuidar de uma menino que sabe muito bem como se utilizar do fato de ser o “bebê da casa”, um bebê que nasceu sabendo usar um mouse, navegar no IPAD, mas ainda sim…um bebê.
O que também não foi dito e não entendi direito o motivo, é que sim…nós o repreendemos, sim nós o deixamos de castigo(não somos malucos,nem estamos criando nenhum delinquente,ok?!) .
Nós cedemos e evitamos os conflitos, ou as situações que poderiam nos colocar em apuros (um passeio no shopping, onde o foco seja comprar coisas para a Babi, por exemplo…com o Theo,impossível…claro que vamos aos shoppings, mas quando o foco é a diversão dele e não compras…ele está na fase dos Terríveis 2 anos…quase 3!!! Caspito!!!) e nos momentos necessários,por exemplo quando a Babi precisa da nossa atenção, ela é uma mocinha na pré- adolescência, idade que está exigindo muito e inteiarmente da nossa presença!!!
O Theo não é o monstrinho que me mandaram “espancar” para “dar um jeito”, muito menos nós somos pais “débeis” ou idiotas que nos deixamos ser comandados por uma pequeno ditador….mas claro, a matéria fica muuito mais atrativa quando se resumi tudo isso que acabei de falar em duas linhas:” Meu nome é Marina, meu filho é impossível…ele manda na gente.” Me senti mesmo uma débil…fraca das ideias, poxa…tanto tempo explicando os motivos dos motivos e tudo se resumiu a essas poucas palavras?? E quanto as fotos…aliás muito bem feitas, diga-se de passagem (minha bronca é com os editores…não com o fotógrafo, né?), haviam 200 clicks dele brincando e sorrindo….and only 5 bancando o marrentinho (concordei com a brincadeira da foto, acreditei que seria utilizada junto com outras lindas que foram feitas),quais vocês acham que seriam as escolhidas para ilustrar essa matéria? Mas só isso não teria me deixado chateada….o que mais me aborreceu foi o fato de terem se utilizado dessa foto (tendenciosa) para divulgar a matéria no Facebook. Daí já viram,né? As pessoas nem leram e já compartilharam com as mais absurdas opiniões…coisas como: “Manda matar” – “crucifica de cabeça pra baixo” – “tem que espancar” – “será quem arrancará o braço de alguém amanhã” (OI??)
Tinha muuuito mais coisa nas entrelinhas minha gente…e sim, fiquei bem chateada, principalmente com as pessoas maldosas compartilhando a foto dele nos insultando…ele é só uma criança….e nós estamos sim aprendendo…errando tentando acertar.Por que não utilizaram a arte da capa do jornal equilíbrio para divulgar a matéria?? Ah…claro, a cara de mal é beeem mais interessante. Poderiam ter me consultado, não??
A ideia de compartilhar o momento difícil que estamos passando, nunca escondi aqui que estou aprendendo a lidar com essa fase do Theo e eu queria justamente ajudar outras famílias que assim como nós não sabem se “assobiam ou chupam cana” para lidar com a rotina de irmãos com tanta diferença idade…com necessidades tão diferentes. O foco era: SIM, cedemos muitas vezes aos caprichos dele mas em Prol de manter uma conversa com a Babi ou um momento bacana que podemos passar com ela e vice-versa….muitas vezes o contrário também acontece.
Agora, quem nunca abriu um pacote de bala no supermercado para conseguir terminar as compras enquanto simultaneamente tenta escutar a filha pré adolescente que quer abrir o coração …..que me atire o primeiro Kinder OVO…e que seja na CABEÇA!!
Compartilhei minhas dificuldades porque sei que existem muitos outros pais que passam pelas mesmas coisas, lamentável nem tudo que eu disse ter sido publicado…mas quem nos conhece sabe como somos, e isso é o que me importa. A fase tá hard sim, nós cedemos sim à muitas das vontades dele na intenção de evitar conflitos e pra jamais negligenciar as necessidades da mais velha. Equilíbrio…tô procurando isso!!
Se isso é errar….sigo assim, sempre tentando acertar, não preciso de violência para isso e entendo que como toda fase, passará!!
![]() |
Foto: Adriano Vizoni |
Próxima entrevista pra Folha?? Só se for pra passar receita de bolo, ainda sim é capaz de eles resumirem a receita e excluírem itens como Farinha e Ovos da publicação,sabem,né?? Assim é bem mais fácil!! #FailfolhaFolhafailFEIO
sem mais….
assunto terminado!!
ps.: erros no texto deverão ser perdoados…quem escreve não é a mãe, mas sim o coração dela! 😉
20 Comments
Má, querida, eu entendo completamente e acho q tb teria ficado louca da vida!!!
Fica tranquila q, como vc mesma disse, oq importa é q quem te conhece de vdd sabe como vcs são!
Respira fundo e deixa passar!
Vc é uma ótima mãe! Nunca se esqueça disso, viu?!
Bjos!
Loreta
@bagagemdemae
http://www.bagagemdemae.com.br
Uma pena eles fazerem isso…. me compadeci muito da tua história, imagina… como transformar uma criança inocente em um marginal maldoso???? Imagina….
Uma pena, sinto mto pela confiança naquilo que não é confiável.
Todas nós tentamos equilibrar, sempre. Um dia um prato cai aqui, outro cai ali. Em outros dias conseguimos manter todos no ar, girando lindamente… assim é a maternidade. Ninguém está no seu lugar.
Um beijo e um abraço!
chato, muito chato isso!
a gente abre o coração, como vc diz tentando ajudar outras familias que estão passando pelo mesmo e a informação é passada toda errada! lamentavél….
as fotos estão lindas =)
Putz que situação chata… A Folha está mega errada mas isso também acontece no dia dia certo? Pelo menos comigo… rsrsrs. Eu nunca cedo com o Bruno e quando eu cedo tem alguém olhando com aquela cara de “noosssa que mãe frouxa”… É uma história que eu conto de uma traquinagem que o o menino vira o capeta Afffeee. DE verdade, eu evito falar sobre o Bruno. Por isso tenho o blog. Lá escrevo tuuudo e lê quem quer ( e que são poucos) hahahaha
Abraços . E guarda o jornal para mostrar para namoradinhas quando ele for aborrecente !! (brincadeira não faça isso!)
Marina, boa noite!
Li a matéria pela manhã e posso lhe dizer que, mesmo não conhecendo a sua família e alheia aos fatos, considerei a reportagem vazia e sem nenhum propósito social.
Irresponsável um jornal dessa envergadura expor a imagem de uma criança a um assunto tão sério.
Portanto, compactuo da sua indignação e te digo que quem tem um pouco de senso crítico não levou a sério essa matéria tão medíocre.
Espero que o seu pequeno não sofra nenhum tipo de constrangimento por conta dessa reportagem infeliz.
Na minha opinião, o jornal deveria responder judicialmente pelos seus atos inconsequentes.
Receba o meu abraço,
Silvia Huallem
Gente, que abuso!
A reportagem deveria passar pela revisão da mãe!
Não li a matéria, mas compadeço do seu drama.
Sim, um drama! Você foi enganada!
Deturparam as suas palavras!
Nós mães só queremos educar nossos filhos e que eles sejam adultos melhores que a gente!
E nessa aventura que é a educação dos filhos não há erros ou acertos!
Parabéns ela coragem de expor sua família para ajudar outrs mães, mesmo que o jornalista tenha usado de má fé!
Um abraço
ótimo o post, reflete o que vcs são!
conheço vcs pessoalmente e acho que são ótimos pais e as crianças são crianças…
olha, que vergonha da folha, viu? que edição fraca!
beijos linda
Marina, vc reclamou pro ombusman da folha? costuma funcionar.
Lembro de uma coluna do ombusman há um tempinho massacrando uma matéria sobre mãe blogueiras que deu o que falar…
um beijo
Nossa Marina, aprecio seu Blog desde o ano passado quando resolvi entrar também para o mundo das Blogueiras rsrs. Li a matéria na Folha e realmente fiquei assustada com o Theo- remoto como eles colocaram, porém não o reconheci na foto como o seu Theo. Ai senti saudades de visitar seu Blog, quando entrei e me deparei com este post que vc relata a maldade dos editores do Jornal, ai é que caiu a ficha que se tratava do seu Theo. Confesso que lendo o jornal tive um impacto com relação aos limites que os pais daquela “criança” não estava impondo. Mas acompanho o seu Blog e sei agora que não passou de um Sensacionalismo por parte do jornal.
Como mãe também ficaria muito chateada… Fica em paz, não importa o que dizem e sim a educação que você dá aos seus filhos e quem segue o seu Blog e acompanha sabe bem!!! Beijinhos http://laurarandrade.blogspot.com.br/
Amiga….só agora estou voltando aqui…e claro, morri de amor com seu comentário!! Obrigada!!! bjooss
POis é Dani…nada mais que LAMENTAVEl…era pra ser uma ajuda aos que passam pela mesma situação que nós estamos vivendo aqui…e só, mas virou um circo!!! uma pena!! Obrigada pelo carinho, viu!! bjoos
E ainda bem que eles me liberaram algumas fotos…pra provar que usaram só as tendenciosas!! E imagine, como eu poderia saber que tudo seria tão distorcido se a repórter me convidou justamente porque é leitora do blog, conhecia nossa história. Ela se utilizou até mesmo de fatos contados aqui em forma de post…nunca disse à ela sobre o fato de ele querer ir à escola num belo domingo…isso está aí no post abaixo e já tinha sido publicado na semana da entrevista!!..engraçado, né?? Bjoos
Opa se acontece, né Carolina!! E comigo é igual..sempre que estou em apuros estou sob olhares …!!! bjos
Silvia!!! Muitíssimo obrigada pelo seu comentário viu!!! Amei demais, recebi tanto carinho por msgs no facebook e por email…..foi bom receber tanta compreensão depois do susto! A Folha responderá judicialmente pelo uso da imagem do Theo via facebook…não foi autorizado, então…. bjoos
Obrigada Chris…aprendi uma grande lição: Não dá pra confiar!!! Jamais deixarei publicarem qq coisa que eu não tenha revisado antes…nunca tinha passado por isso na vida!!!
Vc é um amooor….obrigada pelo carinho de vir aqui e comentar amiga!! Só agora estou voltando aqui e virando a página de vez. Deu vontade de largar tudo de lado e nos resguardar mais….maaad já passou!!! bjoos
Nem lembrei do Ombusman Mariana!! Mas estou acionando a Folha e agora nem posso ficar mais causando sobre esse acontecido….obrigada pela dica..se eu tivesse lido antes com certeza teria feito algo sobre isso!! super bjoo
Oi Leila!!! Obrigada pelo carinho!!Fico muito feliz de passar aqui nessas linhas uma impressão real do que sou…tão distorcidas ficaram minhas palavras nessa matéria…chateia, né?!! obrigada viu?!! bjoos
Que história!!!! Em quem confiar? …. Linda Babi…. adorei te conhecer! Bjus Marina…. o evento foi 10! Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara/blogspot/com.br
bjoo andrea!!! <3