Lançamento de pesquisa sobre a importância da brincadeira marca início do Movimento “Livre para Descobrir “.

livre para descobrir

imagem: Shutterstock

 

Recentemente mencionei aqui uma pesquisa que demonstra a diminuição do tempo de brincadeira ao ar livre das crianças – menos horas do que um preso de segurança máxima passa tomando sol. Parece exagero mas, se pararmos para analisar a infância dos nossos filhos, ela é bem diferente do que foi a nossa. Havia tempo para ser criança e explorar os espaços e todas as possibilidades, sem pressa.

A sensação que tenho hoje – e acredito que muitas de vocês, mães, vão concordar comigo – é de estar constantemente equilibrando pratinhos. Preciso cuidar da casa, do trabalho, do blog, das crianças e do marido em apenas 24h. Estou ocupada todo o tempo – e sinto que meus filhos, até para conseguir acompanhar a minha agenda, também. Meu maior desejo é reequilibrar a minha rotina e a deles. A marca OMO também percebeu essa necessidade e, em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, lançou esta semana Movimento #LivreParaDescobrir, dentro de sua plataforma “Se Sujar Faz Bem”. O intuito é mostrar quanto esse déficit de liberdade é prejudicial ao desenvolvimento infantil e propor ideias de brincadeiras e alternativa aos pais.

Para lançar essa pesquisa, a marca entrevistou 12.000 pais de vários países, inclusive o Brasil, e descobriu dados importantes: apesar de a grande maioria dos pais (mais de 90%) concordarem que a brincadeira faz toda a diferença para a vida da criança, ajudando no desenvolvimento, na aprendizagem e até no futuro, garantindo que ela seja um adulto melhor, a percepção geral é de que os filhos realmente brincam menos. Não estranho. Aqui no Brasil, ainda temos a questão da falta de segurança – que foi um dos principais motivos que me levaram a mudar para o interior, em um condomínio fechado. Esse problema, que foi apontado por 50% dos pais, está resolvido na minha vida. Mas tenho outro: falta de tempo.

O tempo que as crianças brincam ao ar livre está comprometido não só no Brasil, mas no mundo todo. Buscando por segurança e muitas vezes tentando preencher o vazio da nossa vida moderna, o sedentarismo, os jogos eletrônicos vão ganhando cada dia mais espaço na rotina dos pequenos. Claro que a tecnologia é aliada, porém, segundo a pesquisa, o tempo “diante da tela” é percebido como uma barreira quando se trata de estimular o livre brincar. Entre os pais brasileiros, 85% admite que seus filhos muitas vezes não querem brincar sem o uso de tecnologia.

O movimento #LivreParaDescobrir é um comprometimento da marca OMO com o reequilíbrio da rotina das crianças. A plataforma www.SeSujarFazBem.com.br, que é uma central de conteúdos sobre a importância do brincar, reunirá as informações para que todos possam acompanhar as principais ações do movimento, dar suporte aos pais e disseminar atividades e lugares acessíveis e divertidos para sair e brincar! Junte-se ao movimento #LivreParaDescobrir. Visite www.SeSujarFazBem.com.br,encontre dicas para “libertar” suas crianças e ideias de atividades baseadas no aprendizado pela brincadeira.

 

#LivreParaDescobrir

 

favicon blog petit ninos

 

publicidade 2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *