Babi sofreu e ainda sofre muito com as aftas. Nós demoramos para entender o que acontecia com ela e ainda não temos um diagnóstico exato, estamos aprendendo ainda como agir e o que evitar.
Muitas explicações nos foram dadas e os motivos podem ser tantos! No caso das crianças, uma dieta ácida – rica em refrigerantes,sucos e frutas ácidas – além dos pequenos traumatismos de mucosa – provocados por mordidas, aparelhos metálicos,escovas de dente rígida ou alimentos quentes podem ser alguns dos gatilhos para o aparecimento de aftas.
O que é a Afta:
Afta é o nome popular da Ulceração Aftosa Recorrente (UAR), uma lesão geralmente que localiza na língua, gengiva e na mucosa bucal e é bastante comum em crianças.
Essas úlceras começam como pequenos inchaços ovais ou redondinhos, avermelhados e depois passam a ser cobertas por uma membrana branca ou amarelada, fica bem avermelhado em volta também. Normalmente cicatrizam em duas semanas. Babi tinha tantas aftas juntas, que chegou a apresentar febre algumas vezes. Foi diagnóstica com estomatite, mas depois foi de investigação mais profunda, foi descartado.
Passamos então a investigar alguma possível alergia, um possível quadro alérgico a algum alimento.
A causa das aftas não é bem compreendida pelos médicos. Normalmente mais de um fator é responsável pelo seu aparecimento, e isso dificulta o tratamento e a descoberta das causas exatas, até mesmo causas emocionais como stress são cogitadas,mas o sofrimento pode ser minimizado.
O tratamento é paliativo, algumas pomadas podem ser indicadas para aliviar dores e desconforto. São anestésicos e antissépticos geralmente, dependendo do caso pode ser usada uma pomada anti-inflamatória.
Já usamos de tudo, os anti-inflamátorios são a nossa maior arma contra as aftas aqui em casa. Até hoje não sabemos exatamente o que causa esse quadro na Babi. Agora tudo está pior, pois ela passou a usar um aparelho Fixo…vira e mexe se machuca, e claro….as aftas aparecem e demoram a sarar. Uma judiação.
Algumas coisas nos ajudaram a diminuir a frequência das aparições, anota aí se for o caso do seu pequeno:
-Alimentação balanceada
-diminuição de alimentos ácidos
-higienização mais frequente
-uso de escova de dentes bem macia
-vitaminas: uso do complexo B prolongado
-evitar alimentos muito quentes
Quando a boca está cheia de aftas o que pode ajudar durante o período de recuperação:
– ingerir alimentos em temperatura ambiente
-alimentação pouco condimentada
Em todo quadro persistente o ideal é procurar o seu dentista ou pediatra para saber o que mais pode ser feito, principalmente se as aftas vierem acompanhadas de febre.
