imagem: shutterstock.com
A maternidade vem para nos ensinar muitas coisas. Tem muitas lições de amor, muitos cuidados e muita entrega. A gente tem que aprender a ser “multi”. Essa, aliás, é uma das imposições que a condição materna nos faz. Fiquei surpresa com a quantidade de coisas que consigo fazer ao mesmo tempo. Definitivamente, a gente precisa ser mais de uma para não deixar a peteca cair.
O que acontece é que aprendemos coisas, vivemos emoções ainda desconhecidas e passamos a usar habilidade de novas maneiras.
Agregamos muitas coisas à vida depois da chegada de um bebê, uma novidade ali e outra aqui, pronto, a nova vida vai surgindo e o seu “eu” de antigamente passa a se adaptar a essa realidade, pouco a pouco descobrindo maneiras de sobreviver a tantas emoções.
E bota emoção nisso! A maternidade já me fez levar cada susto e fazer cada coisa engraçada. Analisando de fora penso que, para muitas amigas sem filhos, alguns dos meus comportamentos devem ser no mínimo estranhos, para não dizer bizarros.
A gente passa a analisar as superfícies dos lugares, procurado algum degrau potencialmente perigoso, a limpeza desses lugares, olha em volta buscando os tais “pelo em ovo”… Mãe não desliga nunca.
Eu confesso que adquiri algumas habilidades engraçadas. Nunca na vida achei que meu nariz fosse ser o grande aliado do dia a dia de mãe. O olfato de mãe é um item de série indispensável, superútil. Quer ver?
Com ele você detecta de fraldas sujas a feijão queimando na panela – que, aliás, você provavelmente esqueceu enquanto trocava a fralda. Um minuto e o seu nariz te apresenta dois fatos acontecendo a sua volta de uma só vez.
(Ah, com ele você vê que cheiros são tradução de amor – até os não tão bons!. Cheiro de cangote e chulézinho de bebê…viciam!)
A gente aprende a sentir o cheiro de alimentos que já não estão bons… Fato é que o nariz de mãe é treinado pra evitar problemas: uma questão de proteção e uma habilidade que poucos pais têm.
Útil pra vida toda, pois, mais pra frente, depois que o bebê crescer, você ainda continuará treinando, buscando por meias sujas e pratos de comida no quarto – ou ainda quando sua filha “assaltar” seus perfumes antes de sair com os amigos.
É, minha amiga, olfato é um grande poder materno! Esse é meu grande aliado na maternidade!!
Falando nisso, a Pom Pom fez um vídeo muito legal – e engraçado, pq temos que aprender a rir de nós mesmas – com a Mia Mello, confere aí. Você sabia que os seus pés também podem ser grandes aliados no dia a dia?? Dessa eu já sabia!
Muito a nossa vida, né?
E você? Me conta qual é o seu maior aliado!!!