Tenho certeza que toda mulher que opta por amamentar pensa primeiro no fortalecimento do vínculo, em transmitir seu amor que transborda em forma de leite materno para saciar a fome de seu pequeno bebê.
Bonito, né?? Só que …
Amamentar é tudo isso e muito mais. Eu optei pela amamentação nas duas oportunidades que tive, a demanda era livre e insana, até que os horários foram sendo estabelecidos, isso PARA MIM, foi o cenário ideal, mas existem muitos outros!O desmame foi natural…um belo dia, com pouco mais de 13 ou 14 meses, simplesmente não quiseram mais.
Tirando todo o lado romântico, nos sobra a realidade e nem sempre é tão fácil ou natural. Muitas vezes, o caminho é cheio de obstáculos, a ” foto” não é tão linda quando parece…mas são tantos os beneficios!
Estou falando de muito mais do que amor, vínculo ou barriga cheia! Falo de saúde para o futuro, para a vida toda. O legado do leite materno, que demora à descer e começa fraquinho é simplesmente poderoso! Isso sim é romântico, o processo, infelizmente nem sempre é.
Na maioria das vezes é preciso força, perseverança e informação.
Para se motivar e se entregar a amamentação é bom saber os principais benefício a médio e longo prazo, além dos que a gente já conhece, como aconchego e amor.
Sistema imunológico: Melhor resposta à vacinação. Diminuição do risco de Câncer infantil e ajuda a amadurecer o sistema imunológico.
Sistema endócrino: Redução do risco de contrair diabetes.
Sistema respiratório: Bebês amamentados têm menos infecções graves respiratórias superiores,menos chiados,menos gripes e menor risco de pneumonia.
Sistema digestivo: Menos diarréias e infecções gastrointestinais em bebês que são amamentados. Seis meses de aleitamento materno exclusivo reduz os riscos de alergias alimentares, além de menor risco de doença de Crohn e colite ulcerativa na idade adulta.
Sistema circulatório e Coração: As crianças amamentadas têm menos colesterol quando adultos e a frequência cardíaca é menor.
Fonte: OMS
São apenas alguns dos benefícios, pode acreditar… existem muitos mais! Portanto, mesmo sendo uma tarefa difícil, vale muito! Amamente e se tiver dúvidas ou precisar de apoio procure o banco de leite mais próximo!! E como sou legal (rsrsr) vou dividir com vocês o LADO B:
– Não é tão fácil quanto parece
-Em geral o leite demora para descer
– O bebê pode demorar para aprender a sugar
-Que o bico do seio fica dolorido e alguns bebês mordem
-Que você precisa dar os dois peitos antes do bebê dormir…
… ou antes que você durma!!
-É difícil lidar com a bomba de tirar leite no início
– Que mesmo sendo difícil e dolorido você vai amar <3 !
#AmamentaréVida #SemanaMundialDoAleitamentoMaterno