Nos nossos fins de semana sempre tento dar uma passadinha na livraria Cultura com as crianças. Babi anda tão voraz que devora um livro por semana, eu morro de orgulho e incentivo. Theo adora a liberdade de andar entre as prateleiras, mexer em tudo, e escolher algum livro ao final do passeio. Eu me permito um momento calmo, me atualizo dos últimos lançamentos e das novidades todas.
Eu nunca havia esbarrado nos livros de nutrição infantil…não me interessavam. Sinceramente sou da tribo que dá uma “googada” nas dúvidas e também para buscar inspiração quando o assunto é alimentação das crianças, aliás, da criança pois Babi não come nada diferente do que comemos, raramente substituo a refeição dela por algo especial. Essa já é uma família de uma criança só. Como voa!!
Bem, mas nesse último sabádo me deparei com esse livro e por achar o título extremamente pretensioso, agarrei.
Basicamente o livro apresenta receitas para cada idade e fase – de seis a vinte e três meses -, e pretende mostrar como é simples e fácil preparar a comida para os bebês. Cada receita contém- dois métodos de preparo (fogão ou micro-ondas) quando possível; um ícone de floco de neve encontrado em todas as receitas congeláveis; análise nutricional.E a maioria das receitas tomam não mais que 10 minutos no nosso tempo. Me encantei com a abordagem do assunto, super bem escrito, vai muito além dos conselhos tradicionais dos especialista dessa área.
Já estava amando quando notei os nomes charmosos e engraçadinhos das receitas :”Pequeno pesto perfeito”, “O café da manhã predileto do ursinho Pooh”,”Papinha pirada de cuscuz e passas”, “Desjejum arco-íris de frutas” são só alguns exemplos.
E se você imagina papinhas amassadinhas e feitas a partir de legumes óbvios, esqueça! Receitas como a “Sopa show de aspargo,”Stelletinne com queijo cotagge” e “Estrelinhas e passas” mostram que apresentar sabores mais “sofisticados” aos pequenos já na fase da introdução alimentar pode ser o segredo para que comam de tudo. E foi tudo isso que observei ao ler o livro “Crianças francesas não fazem manha”, por isso achei super legal!
E não só receitas com análise nutricional, o livro é cheio de informação. Lá também existe um guia que apresenta o melhor da primeira nutrição, Explicações claras sobre os nutrientes como Gorduras e Vitaminas, fala sobre Fibras,Sódio e etc. Além de dicas para prevenir os problemas de peso,limitar o fast food (ou fugir dele!!), a importância das frutas e como o suco pode passar de amigo a vilão
Sabe aquele livro que toda mãe deveria ter? Então…é esse!! Uma ótima dica para presentear as amigas que estão esperando baby ou com filhotes iniciando a alimentação. Super indico!!
1 Comment
cada vez que vejo esse site vejo uma postagem melhor que a outra , parabens …