Ela senta dobrando os joelhos em “W”

 

bebe senta em W

Isso nunca tinha acontecido por aqui, nunca vi nem Babi e nem o Theo sentarem com as perninhas em formato de “W”, pelo menos nunca me chamou a atenção pois deveria ser bem pouco.
Claro que eu já tinha ouvido falar sobre essa posição, coisas boas e ruins. Quando vi Mel pela primeira vez brincando sentadinha nessa posição, dei aquele google pra saber mais.

Confesso que antes eu só conhecia parte “ruim” ou seja, os possíveis perigos envolvidos na repetição do sentar com as perninhas para trás e sobre como isso poderia prejudicar os joelhos e tudo mais.

O que eu nunca havia parado para pensar é em como essa é uma posição natural em se tratando dos bebês que ainda engatinham, por exemplo.

É muito mais fácil de manter o equilíbrio sentar assim, é muito natural, portanto, que seja recorrente que os bebês que engatinham passem a repetir essa maneira de sentar, eles se sentem mais seguros, com mais estabilidade para brincar.

Mas e aí, você deve estar se perguntando, né?
Faz algum mal para as perninhas e coluna do bebê ficar sentado nessa posição?

Como mãe de terceira viagem algumas coisas não me assustam mais mas achei que era importante conversar com a pediatra e pedir auxílio pois é uma praga de herança da nossa família, minha e do Bruno, e claro, os três têm joelho valgo, ou seja, as pernas possuem uma curvatura onde os joelhos se encontram, fazendo um X.

Não tem cura mas há como atenuar o joelho valgo e portanto os mais velhos usam palmilhas especiais. Mel ainda não começou a usar, mas já sabemos que precisará. Dos três, parece que Theo é quem tem o caso mais acentuado.

Bom voltando, o que me foi dito é que é uma postura natural e que pode sim vir a acontecer algumas vezes até o bebê adquirir total equilíbrio e domínio de movimentos, conforme os bebê vão crescendo vão deixando essa posição de lado, sem dramas. Isso é o mais comum de acontecer.

Como a Mel tem sentado bastante assim, já agora aos 2 anos, conversamos sobre os problemas ortopédicos que a posição repetida por muitas vezes e por muito tempo pode causar. Pode haver problemas no desenvolvimento ósseo e no desenvolvimento motor, e como alguns músculos não são requisitados, podem ocasionar até problemas na bacia e da coxa. E como a posição exige pouco do equilíbrio e de controle de tronco, com sua repetição o desenvolvimento dessas áreas pode ser prejudicado.

Nossa pediatra me aconselhou a não chamar a atenção para a posição em si e sempre que eu a ver com os joelhos dobrados a convidar para fazer uma outra coisa, se sentar ao lado dela de uma outra maneira. Tudo de maneira bem lúdica até que ela perca o hábito e assim vamos introduzindo outras maneiras de se sentar e brincar.

Por enquanto estamos assim, eu chamo pra fazer outra coisa, vir pra outro lugar da casa assim ela se levanta e seguimos com as atividades do dia.

Posso falar mais sobre o joelho valgo em uma próxima postagem se vocês se interessarem, ok?? Deixem mensagens por aqui ou pelo Instagram @blogpetitninos.

 

blogpetitninos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *