Doenças respiratórias.Saiba como amenizar os problemas que pegam carona com o inverno.

Dicas-de-Beleza-Para-o-Inverno-2012-2

Foto: getty images

Antes de ser mãe, eu amava o outono/inverno. Sempre achei essa época gostosa, todos ficam mais bonitos, arrumados e as comidinhas…humm, clima delicioso, né?

Meu namoro com essa época linda do ano acabou com a chegada da maternidade. É só bater aquele ventinho gelado, o ar ficar mais seco e pronto…começam as “ites” por aqui. Rinite, sinusite, bronqueolite…e por aí vai.

Já é um consenso médico que nossa qualidade do ar é a causa de muitas das mortes atualmente, já falei sobre isso AQUI. Em 2011 só no estado de São Paulo foram mais de 17.443 mortes atribuídas à poluição e mais de 246 milhões de reais gastos (públicos e privados) com internações por doenças cardiovasculares, pulmonares e câncer de pulmão atribuíveis também à poluição. Gente, só no estado de São Paulo!! Esses dados são da OMS e eles mostram muito mais, ele estima que a  poluição atmosférica foi responsável pela morte de 3,6 milhões de pessoas no mundo em 2012. Um dos principais vilões desse quadro alarmente é o ozônio, resultado dos escapamentos dos carros, poluição das indústrias também, mas não só nos ambientes externos estão os perigosos para nossas vias aéreas, dentro de casa, na poeira fina e na poluição que causamos sem perceber no cotidiano, mora um grande perigo também.

evento sorine

Debate promovido por Sorine sobre Higiene Nasal e atitudes que podemos tomar para melhorar a qualidade do ar. Foto: Marcello Zambrana

O problema é sério e basta ver as emergências dos hospitais,principalmente nessa época do ano, para constatar que requer cuidados especiais, e acredite, depois que esses cuidados foram incorporados à nossa rotina, as coisas melhoraram muito mesmo!! Já contei AQUI como uma das crises do Theo fez com que eu mudasse tudo por aqui.

_ZAM4614

Dr. Gustavo Waldalsen, Rosana Jatobá e Dr. Evangelina Vormittag contribundo com nosso debate, respondendo dúvidas das mães blogueiras presente.Foto: Marcello Zambrana

Aproveitei o encontro super produtivo que Sorine e o Laboratório Aché me proporcionou para alertar sobre a poluição do ar e informar mais mães e famílias, que assim como eu, precisam entender que mudar alguns hábitos pode ser muito benéfico.Sanei muitas dúvidas com o Pediatra e Alergista Dr. Gustavo Waldalsen, professor do departamento de pediatria da Escola Paulista de Medicina e com a Dra. Evangelina Vormittag, presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade e confirmei que estou fazendo algumas coisas certas, e descobri que outras precisavam ser mudadas ou incluídas na vida da minha família.

O Theo tem suas crises de asma desencadeadas pela rinite alérgica, portanto além do tratamento com vacinas que contei AQUI, o controle de ambiente doméstico é fundamental para manter as crises sob controle. Confirmei com os médicos durante nosso bate papo e formulei a lista de atitudes que devemos tomar:

evite se expor ( e as crianças) ao sol entre 10hs e 16hs em locais onde haja muito sol e pouca sombra, mesmo havendo árvores, o ozônio liberado principalmente pelos carros é potencializado em áreas de sol forte (calor), portanto evite até mesmo os parques urbanos nesses períodos.

evite o acúmulo de poeira fina em casa:

*quartos com o menor número possível de brinquedos, roupas ou livros

*travesseiros e colchões devem ser cobertos por capas

aposente lareiras e fogões à lenha, eles são um dos maiores causadores de doenças pulmonares e principais fontes de poluição intradomicilar.

invista em maneiras de manter a umidade do ar:

*prefira travessas com maior área de contato, o que é eficaz é a área exposta e não a quantidade ou profundidade da água em baldes.

*cuidado ao usar toalhas molhadas, elas podem acabar embolorando com o tempo, e nesse caso ao invés de ajudar pode até prejudicar.

*os umidificadores elétricos são a maneira mais indicada e eficaz de manter a umidade satisfatória dentro de casa

inalações com soro fisiológico ajudam e muito, principalmente para as crianças alérgicas

-Incorpore a higiene nasal à rotina da família, como já escrevi nesse post anterior, a higiene nasal deve ser um hábito, como tomar banho ou escovar os dentes, pratique sem moderação!

O nariz é a porta de entrada para nossos pulmões e vias aéreas, portanto o cuidado deve começar por ele, sempre. A importância da higiene nasal é enorme, e uma vez criado o hábito os benefícios são muitos.

10342010_247147325409599_8340796280593421714_n

A família de Sorine (fórmula Cloreto de Sódio) tem várias apresentações, a que tem me ajudado muito é o Sorine SSC jato contínuo. Existe uma confusão sobre qual tipo de Sorine pode ser usado para a higiene nasal. No mercado há o Sorine com função vaso constritora, que contém nafazolina na fórmula, esse é um medicamento de uso adulto que só deve ser usado com prescrição médica! E há as apresentações de Sorine com formulação de Cloreto de Sódio, esses podem ser usados sem nenhuma contraindicação, consulte seu médico e pediatra caso haja dúvidas.

10437366_246107518846913_9145788993903027895_n

A higiene nasal é um consenso médico, deve ser feita periodicamente e só tem benefícios, devemos proteger nossas vias aéreas e assim amenizar os impactos que a poluição do ar nos tem causado. Uma atitude de curto prazo que pode trazer um bem enorme para nossas vidas.

Para saber as novidades de Sorine curta a fan page, por lá sempre aparecem dicas e informações super legais!!

 

favicon novo

publieditorial geral novo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *