Como escolhemos os nomes das crianças?

escolher nome dos filhos

Como escolhi os nomes dos meus filhos? Essa pergunta sempre me foi feita, acho que por curiosidade natural e também por serem nomes fortes. Bárbara, Theodoro e Amelie. Babi, Theo e Mel. Bárbara é o mais comum deles, Theodoro já existem muitos hoje em dia, depois de aparecer em muitas listas de tendências para nomes nos últimos anos e Amelie é o mais diferentão deles, muita gente me pergunta como se pronuncia, inclusive.

Fiz uma sequência de post para contar um pouco sobre a escolha, resumidamente, e contar o significado de casa nome.

siginificado nome Bárbara

Bárbara, não foi fácil chegar a esse nome. Primeiro porque eu tinha muita certeza que esperava um menino e nenhuma ultra me deu super100% de certeza no início, era muito provável ser menina mas eu tinha certeza que era menino, as ultras eram péssimas 17 anos atrás e ela passou boa parte da gestação sentada. Decorei o quarto com tema fundo do mar, verde e azul. Os nomes que eu tinha escolhido para meninos: Lucas e Vinicius. Pra mim era um ou outro, pro Bruno nenhum dos dois era legal. Tinha tanta certeza que combinei com Bruno que ele poderia escolher o nome se fosse menina, assim ele não opinaria na minha decisão! 😂 Dai ele me veio com várias opções mas não chegávamos a um consenso . Queríamos um nome exclusivo, não queria associar a ninguém que conhecíamos. Chegamos em Rebeca ( eu amava) e Luiza ( minha mãe amava) . Bruno não gostava de nenhum. Um dia com mais probabilidade de ser menina pela ultra ele sugeriu Barbara. Amei na mesma hora. Acrescentei um acento agudo pra dar um charme e já institui o apelido: Babi. O apelido pegou tanto que na escola ela sempre foi Babi. Virou Bibi por um tempo, meu afilhado Léo começou a chama-la assim quando era pequeno. Theo também a chamava assim quando começou a falar. Memel começou a tagarelar cedo e então, Babi virou Bibizi . Achei tão fofo que às vezes ainda usamos. Mas Bárbara é sempre Babi por aqui, um apelido delicado como ela é.

// Bárbara significa: selvagem guerreira, que luta pelo que acredita e persegue seus sonhos //

Quando li essa definição tive certeza que era ela soprando pra gente o nome que queria. Acredito muito nisso 🖤Por esses dias vou contar como escolhi e sobre cada um dos nomes do meu trio

significado nome Theodoro

Preciso lembrar que Babi seria filha única , até que … ops, ficamos grávidos pela segunda vez!🖤 Queria um nome forte pra combinar com Bárbara assim que soube que seria um menino. Óbvio que Bruno sugeriu colocar o nome dele, mas na na não 😂, eu queria um nome só do meu baby boy. Me encantei por Max. Problema na vida: tudo que é meu sempre teve que dar “match” e Max era um nome lindo mas que “não dava apelido “. Precisava de um apelido pra combinar com Babi. Sugeri Maximo, apelido Max, e ninguém curtiu ( nem me venham! Kkk ainda amo esse nome, quem sabe num quarto bebê, né? 🤗 ). Pensei em Teodoro mas ele estava lá no final da lista, tinha Bernardo no topo. Sem nome definido ainda, estávamos vendo fotos antigas na minha sogra e caiu no meu colo a foto de um homem alto e forte, era o avô do meu sogro – ou avô do pai do pai do meu sogro, enfim já não lembro – Theodore Breithaupt . Tinha que ser, né? Ele já tinha soprado pra gente o nome dele mas como eu não dei ouvidos ele jogou em mim ! Achei lindo, nome de um alemão forte e que poderíamos chamar de Theo. Minha mãe queria só Theo. Optei por “abrasileirar” para Theodoro porque o coitado teria que passar a vida explicando o nome e depois soletrar o sobrenome, que dó, Breithaupt parece nome de vírus! Na minha cabeça a grafia sem o H era bonita mas, então, li em um site que pela numerologia deixar o H o faria um menino mais calmo, gostei da ideia e deixei. Claro, nem preciso dizer que não funcionou! Kkkk

// Theodoro tem origem grega e significa Presente de Deus, Dádiva Divina //

Ele é! Foi mesmo um presente pra Babi que pedia um irmãO. Ela sempre falava que iria chegar um menino. Ele já chegou derretento todos nós quando abriu esses faróis na maternidade! Sério, nunca vi um RN com olho tão azul como eram os dele.

siginificado nome Amelie

Sempre achei que o próximo filho teria o mesmo sexo do último. Achei muito que o terceiro bebê era um menino, o que facilitaria minha vida na hora de decorar o quarto deles e de reaproveitar itens de enxoval. Mas pra quê facilitar, né vida? Intercala entre menino e menina pra ficar mais complis ! Assim que descobrimos que seriamos pais pela terceira vez fiquei com dois nomes na cabeça: Maximo e Martina, Max e Nina seriam os apelidos ( volta aí nos posts antes desse pra entender o “toc” com os apelidos, pra combinar tudo). Ninguém curtia. Quando soubemos que era menina fiquei com Martina e Melissa na cabeça. Babi falava muito em Amélie porque somos apaixonadas pelo filme “O fabuloso destino de Amélie poulain” mas no primeiro momento tive dúvida pela grafia difícil. Demoramos a decidir o nome, ela foi #Baby3 por um tempão por aqui e lá no  eu isntagram até que um apelido ganhou meu coração: Mel. Servia pra Amelie e pra Melissa. Quem bateu o martelo foi Bruno, na sugestão da Babi e tirado do filme que amo. Casou! Tirei o acento agudo, já sabem, sobrenome complicado e ela ainda tem uma grafia diferente ( um “e” que não se pronuncia ) . Por fim amei porque assim cada um tem uma frescura : Bárbara tem acento , Theodoro tem H e Amelie tem um “e”… tudo desnecessário 😂😂😂🙈! Já fiz as escolhas seguirem um padrão de loucura!

// Amelie tem origem alemã ou francesa, não sei ao certo, existe as duas possibilidades e significa mulher trabalhadora, ativa, parceira //

Ganhou meu coração! no final das contas tem muitas coincidências nessa escolha sabiam? A Madrinha se chama Débora que significa Abelha ( abelha e Mel…ela quer Amelie pra ela! ) . O filme inspiração foi lançado em 2001, ano que a Babi nasceu. Assistindo outro dia pela milionésima vez notamos que a primeira frase começa com : “Em 3 de setembro…” , pois é ! Dia que ela escolheu pra chegar nesse mundo. Sabe o que tudo isso quer dizer? Nada, claro, mas deixa a história mais romântica!

 

E você? Como escolheu o nome dos seus filhos? Tem alguma história legal envolvida nesse momento??

blogpetitninos

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *